TEMA DA PRIMÁRIA

"Todos os teus filhos serão instruídos pelo Senhor, e a paz de teus filhos será abundante".

(3 Nefi 22;13)

Quem Somos

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mais presente para o Papai

Se você é realmente uma artista da culinária pode fazer esse bolinho! rsrsrs lindo heim!?


Mas se bolos não é o seu forte, e se você sabe que o interessante é envolver as crianças, afinal, o pai é delas e o presente também deve ser. (Contando com sua ajuda e com a das outras líderes é claro), encontramos mais essa idéia, que eu adorei:
Porta Canetas feito de caixinhas de Cd coloridas, veja o passo a passo:

1 - Abra 2 caixinhas de CD coloridas e coloque-as assim, para formar o quadrado:


2 - Una os cantos e deixe-os articulados com as dobradiças.

3 - Crie os divisores, cole firme, não esqueça de colocar um fundo:

4 - Cole as fotos das crianças ou as estampas pelo lado de dentro:

Pode ser entregue vazia ou já com canetas, lapizeiras, etc.

(Idéias obtidas em "Tricollage... tricotando os pontos da vida")

Para o Papai

O Dia dos Pais está chegando, e claro, eles esperam algo especial das crianças lideradas pela Primária. Já demos algumas sugestões em postagens anteriores, e hoje temos mais algumas:
Por exemplo esse certificado, as crianças podem colá-lo em um papel mais grosso e bonito deixando bordas para fazer a moldura. Pode ser entregue às crianças com o texto em branco, para que escrevam aquilo que desejam dizer e que torne o presente ainda mais pessoal e sincero.
O certificado pode ser entregue numa atividade no sábado, em que os pais são chamados um a um pelo nome, e aí o filho entrega o certificado (que também pode vir enrolado num canudo) enquanto ele recebe os aplausos.



Esse, você pode colocar cadarços de verdade, adicionar botões, ou até adesivos do time que o pai da criança torce. Também é apropriado colocar numa caixa de sapatos devidamente encapada para presente com um par de meias esportivas.
(Boas idéias para atividades com as crianças)
Já viu uma maneira mais legal de dar meias de presente? rsrsrs Use a sua criatividade, essas são apenas algumas idéias.




Imagens de "Amor em Ensinar" de Juliana Olivencia

Convide uma criança para Declamar as Regras de Fé

(visualize a impressão, faça os ajustes necessários, imprima os que você mais gostou)




Convites paa Atividades do "Fé em Deus"

(clique na imagem e imprima)




terça-feira, 28 de julho de 2009

Aniversário da Primária - 25 de agosto - Quer conhecer a história?

Fundação da Primária
1878 - 2009 (131 anos)



Aurelia Spencer Rogers, 44 anos, mãe de 12, sentiu fortemente que algo deveria ser feito sobre o comportamento dos meninos do bairro que corriam livremente pela cidade dia e noite. Ela escreveu, "eu tinha refletido seriamente sobre a necessidade de uma disciplina mais rigorosa para os nossos garotos". Logo depois, a Irmã Rogers expressou a sua preocupação com Eliza R. Snow, presidente oficial da Sociedade de Socorro. Irmã Rogers perguntou: "Como nossas meninas terão bons maridos, se as coisas continuarem neste estado"? Aurelia Rogers tinha observado com crescente preocupação os garotos da nova geração dos Santos dos Últimos Dias que não tinham feito parte da fundação e experiência pioneira da Igreja. Ela sentia que muitas dessas crianças não estavam sendo ensinadas sobre os princípios básicos e valores. Ela achou que eles não estariam aptos tanto em conhecimento como em comportamento para levar o evangelho em frente, ou mesmo de serem bons pais ou cidadãos.


O bispo John Hess de Farmington, ficou igualmente entusiasmado com o plano. Sob a direção do sacerdócio, a primeira reunião da primária foi realizada na Capela de Rock, Farmington, no domingo, 25 de agosto de 1878, com 215 crianças que frequentavam a ala. Agora, mais de 131 anos mais tarde, existe uma organização para crianças com mais de um milhão de participantes.


Uma vez que as líderes decidiram que "era necessário cantar", as meninas também foram convidadas para participar. Crianças de idades de 4 a 14 foram convidados a participar na primeira Primária.



História da Primária: Presidentes


Aurelia Spencer Rogers
Fundadora da Primária
1856
- Embora Aurelia Rogers nunca tenha atuado como presidente geral da Primária, ela sempre foi reconhecida como sua fundadora.







Eliza R. Snow
De fato 1ª presidente geral da Primária
1878-1889
- Durante os primeiros anos da primária, Eliza R. Snow, como presidente geral da Sociedade Socorro, foi de fato a presidente geral da Primaria. Ela viajou por todas as comunidades dos Santos dos Últimos Dias do oeste americano incentivando a organização de primárias locais e instruindo novas presidências.

Louie Boulton Felt
1880–1925
- Com trinta anos de idade, Louie Boulton Felt, era presidente da Primária da 11ª Ala de Salt Lake City, quando foi chamada como a primeira presidente geral da nova Associação da Primária em 1880. A 11ª Ala foi a segunda na Igreja a ter uma organização da primária. Ela continuou o seu serviço como a presidente da Primária e gradualmente assumiu plenamente as
responsabilidades pela liderança geral da Primária. Eliza R. Snow foi uma grande ajuda para ela durante estes anos, ensinando-lhe a gerir uma organização crescente e espalhada por uma grande área geográfica. Após a morte de Irmã Snow em 1889, Irmã Felt assume plenamente suas responsabilidades como presidente geral da Primária, ela ocupou esta posição durante a maior parte do primeiro centenário da Primária . Muito do que a Irmã Felt lançou em 1925, ainda está na Primária de hoje.

May Anderson
1925-1939
- Em 1925 May Anderson, depois de um longo tempo trabalhando na primária, se tornou a 2ª Presidente Geral da Primária. Durante os primeiros 62 anos da organização da primária, apenas duas mulheres serviram como sua presidente geral. May Anderson, foi convertida na Inglaterra, encontrou Irmã Felt apenas cinco anos após a primária ter sido organizada. Tornaram-se amigas tão próximas, que durante a maior parte dos anos até ser chamada como Presidente Geral da Primária, Irmã Anderson viveu na casa da irmã Felt, mas logo nos primeiros anos foi chamada como secretária geral da Presidência da Primária e, em seguida, serviu por muitos anos como conselheira da Irmã Felt.

May Verde Hinckley
1940-1943
- Como a nova presidente geral da Primária em 1940, May Hinckely não tinha nenhuma experiência anterior com a primária, mas trouxe um profundo testemunho do Evangelho de Jesus Cristo. Embora tenha havido alguns esforços anteriores para estabelecer primárias pequenas em zonas distantes anteriormente, isso foi uma preocupação especial da Irmã Hinckley por causa do seu longo envolvimento com o programa missionário. O programa da Primária tornava-se muito difícil para as crianças em muitos lugares, para reunirem-se em grupos maiores. Ao avaliar as mudanças necessárias a serem feitas, Irmã Hinckley e sua nova presidência e conselho cuidadosamente estudaram os desenvolvimento e características das crianças. Elas também pesquisaram sugestões das presidentes das Primária das Estacas. O novo currículo consolidou a espiritualidade como fundamento da primária e acrescentou a leitura de uma escritura ao programa para líderes e professores (D&C 68:28). O logotipo oficial da Primária, o lema (Fé e Serviço) e as "cores da primária", todos utilizados nestes dias, também foram estabelecidas durante este tempo. Irmã Hinckley serviu por um período inferior a três anos e meio, morreu inesperadamente em maio de 1943.

Adele Cannon Howells
1943–1951
- Adele Howells havia atuado como conselheira da presidência da irmã Hinckley, antes de seu chamado como presidente geral da primária. Durante esses anos, ela também tinha sido editora de "O Amigo da Criança", tornando-o muito mais amiga das crianças. Ela encomendou a Arnold Friberg para criar a sua já famosa série de pinturas do Livro de Mórmon, que apareceu pela primeira vez em "O Amigo da Criança" em 1953. Ela também encorajou as crianças a fazer doações para o Monumento "Este é o Lugar ", em homenagem ao centenário dos Pioneiros Mórmons de 1947 e a doar moedas para comprar tijolos para o novo Primary Children's Hospital, que ela anunciou, em 1949. Irmã Howells morreu em 1951 quando ainda servia como Presidente Geral da Primária.

LaVern Watts Parmley
1951-1974
- Irmã Parmley foi a segunda que serviu por mais tempo como presidente da Primária. Durante estes anos todos, o programa da Primária foi analisado pelo currículo de cada faixa etária, sendo reformulado. A Primária também se tornou cada vez mais centralizada no evangelho. Dois novos livros de músicas infantis, "The Children Sing" (publicado em cooperação com a Escola Dominical) e "Sing With Me", também apareceram durante estes anos. O apreciado hino "Sou um filho de Deus" foi introduzido pela primeira vez como parte do programa para Reunião Sacramental da primária em 1957. Irmã Parmley supervisionou a conclusão do novo Primary Children's Hospital, em Salt Lake. Em 1971, o "Amigo" substituiu a revista "O Amigo das Crianças" na revista da Igreja para criança.

Naomi Maxfield Shumway -1974-1980 - Irmã Shumway estabeleceu um padrão elevado de fortalecer o alicerce espiritual de cada criança. Reverência e formação de professores receberam ênfase renovada. A Igreja a nível mundial também se torna uma realidade, como a decisão de cada programa ser considerado não apenas pelo modo como ela irá afetar o centro da Igreja, mas também os mais novos ramos e alas em todos os cantos do mundo. A Primária foi muito simplificada durante estes anos. Estes foram também anos de comemoração. Em 1978, a primária festejou o seu 100º aniversário, com um grande desfile em Salt Lake City e pequenas celebrações em todo o mundo.

Dwan Jacobsen Casal -1980-1988 - Dwan assumiu as rédeas da primária, assim como o cronograma consolidado de reuniões que estava sendo implementado no início de 1980. Estas mudanças exigiram muita energia e flexibilidade na elaboração do currículo dos domingos nas primárias, abordando os problemas e fazendo ajustes para fazer o novo programa a nível mundial. A Primária agora com uma hora e quarenta minutos de duração, o divisão Tempo de Compartilhar se tornou um meio adicional de envolvimento das crianças e ensino do evangelho. Esta nova visão da primária foi transportada para as crianças e líderes da primária em todo o mundo.

Michaelene Packer Grassli - 1988-1994 - Os programas da Igreja continuaram a ser simplificados. O Conselho Geral da Primária manda um pequeno livreto descrevendo o tema anual e sugestões para a sua execução durante o ano em preparação para a reunião do programa anual da Sacramental da Primária para todas as unidades da Igreja. Após 10 anos de desenvolvimento, o belo e novo hinário "Músicas para Crianças", também foi introduzido.

Patricia Peterson Pinegar
1994-1999
- Como a Igreja e a primária continuaram a crescer, foi necessário que os programas se adaptassem a um leque cada vez maior de circunstâncias. Na primária a simplificação dos programas prosseguiu. Agora todas as classes da Primária de 18 meses a 12 anos, deverão utilizar apenas 3 diferentes manuais no ano. O berçário e raios de sol seriam ensinados a partir de um manual, O CTR de 4 a 7 anos de idade, e os Valorosos de 8 a 11 anos.

Colleen Kent Menlove
1999–2005
- Com mais de 1,5 milhões de crianças no mundo inteiro membros da Primária, elas aprendem verdades do evangelho, trazem suas escrituras a Igreja, memorizam as regras de Fé, seguem o Profeta, amam o Templo, participam da reunião sacramental especial da Primária e demonstram sua alegria em aprender a fazer e manter convênios sagrados do evangelho.

Cheryl C. Lant
2005–atual
- A nova presidência geral da Primaria foi apoiada na Conferência Geral de 2 de abril de 2005. Irmã Cheryl C. Lant é agora a 11ª presidente da Primária, irmã Margaret S. Lifferth serve como primeira conselheira, e Irmã Vicki F. Matsumori serve como segunda conselheira.




Fonte: História da Igreja

Nossa Festa Julina


Nem "o friozinho e a chuvinha" que também resolveram aparecer na festa foram capazes de acabar com a animação.

Tudo aconteceu dentro da capela mesmo, as salas se transformaram em barracas de pescaria, argola, bola na boca do palhaço, ou de bolos e doces, refrigeantes, quentão mórmon, milho verde cozido, cachorro-quente, canjica, arroz doce, pipoca, etc...

As salas e todos os corredores estavam bem coloridos com as bandeirinhas, o salão cultural também foi decorado e foi lá que as crianças da Primária da estaca Pirituba fizeram suas apresentações das danças que ensaiaram nessas últimas semanas.
As brincadeiras nas barracas foram suspensas por alguns minutos e todos foram prestigiar os pequeninos que dançaram no centro do salão que estava cheinho de gente pelos quatro lados incluindo o palco.

Foi muito animado e divertido, e vimos que as crianças adoraram fazer aquilo, elas se divertiram com a tarefa. Que bom!
Tivemos a oportunidade de ao término de cada apresentação entregarmos uma pequena lembrancinha para cada criança, apenas uma demonstração de que adoramos o que fizeram.




PARABÉNS ÁS LÍDERES, PROFESSORAS, PAIS E OUTROS IRMÃOS QUE SE ENVOLVERAM COM ESSA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS QUE FEZ DA FESTA UMA FESTA DE VERDADE.

MUITO OBRIGADA POR SUA DEDICAÇÃO E PARABÉNS!
PARABÉNS ÀS NOSSAS CRIANÇAS, QUE LINDAMENTE NOS DERAM ESSA ALEGRIA! OBRIGADA!

Depois das apresentações, fizemos uma GINCANA com "corrida da carriola", "corrida de marcha-ré", "danaça da cadeira", "estoura a bexiga do outro", etc... Teve muita diversão!



(Fotos gentilmente cedidas pela irmã Juliana, presidente da Primária da Ala Bonilha)

domingo, 26 de julho de 2009

O Berçário

(clique no título e leia todo o manual Olhai Para Vossas Criancinhas)
Agora que você já procurou saber mais sobre o Berçáro, e se reuniu com as outras líderes da Primária de sua ala conforme combinamos em "O Berçário - Acorda Menina",na postagem de 13 de julho/2009, vamos voltar a falar do Berçário. Vamos rever muitas coisas juntas. Hoje temos aqui um resumo das coisas mais importantes que precisamos saber. Mas em breve vamos tratar mais detalhadamente de vários aspetos do Berçário, trocar idéias e sugestões. Leia toda essa postagem e some a tudo o que vc já sabe.nos envie seus conhecimentos por "comentários", vamos trocar experiências.



O Berçário

Propósito

O propósito do berçário é proporcionar um lugar acolhedor, seguro e organizado onde as crianças pequenas possam desenvolver compreensão e amor pelo Pai Celestial e por Jesus, ter experiências positivas na Igreja e desenvolver a auto-estima. O berçário é a primeira experiência na Igreja onde as crianças pequenas aprendem o evangelho e se relacionam com as outras crianças e com os adultos


Espaço Físico

A sala do berçário deve ser limpa, alegre, convidativa e, se possível, deve ficar perto de um banheiro. A sala pode der dividida em áreas separadas para brincadeiras ( se possível ter um tapete), para leitura e atividades, e para lição. Os brinquedos devem estar sempre limpos, em boas condições e ser seguros. Não deve haver nenhum brinquedo de escalar ou trepar.








Os alunos

As crianças que tenham pelo menos dezoito meses, mas que ainda não tenham feito três anos, podem freqüentar o berçário, se essa for à decisão de seus pais. Pelo menos duas professoras devem ser chamadas para cada classe do berçário. Os Professores devem ser mesmo sexo, a menos que sejam marido e mulher. Ambos os professores devem estar em classe durante todo o período da Primaria.



Características Etárias das Crianças

A Criança de Dezoito Meses de Idade
 Anda, sobe nas coisas, engatinha e corre. Gosta de puxar e empurrar objetos. Tem mais facilidades para desmontar coisas do que para montá-las. Não tem muita coordenação motora. Cansa-se facilmente. Na maioria das vezes, não sabe utilizar o banheiro sozinha.
 Emite muitos sons. Esta começando a desenvolver a linguagem. Usa frases formadas por uma única palavra, principalmente “meu” e “não”. Adquiri conhecimento por meio da visão, da audição, do tato, do olfato e do paladar. Sua capacidade de compreensão e maior do que a de expressão.
 Gosta de brincar com outras crianças, mas normalmente não interage com elas. Tem dificuldade de dividir as suas coisas.
 Chora com facilidade, mas as emoções mudam rapidamente.

Sugestões para os Pais e Professores
 Diversifique as atividades para manter o interesse da criança. Dê-lhe a oportunidade de andar, empurrar e puxar. Utilize atividades que envolvam mímica e música.
 Crie diversas oportunidades para que ela fale e participe. Ensine-as a portar-se com reverência durante as orações. Conte histórias utilizando auxílios visuais. Forneça brinquedos de montar, bolas, quebra-cabeças simples, bonecas e figuras de pessoas e animais.
 Use brinquedos e atividades que permitam à criança brincar sozinha. Ajude-a aprender a dividir suas coisas e a relacionar-se bem com as outras crianças.
 Abrace a criança quando ela estiver triste ou insegura.

A Criança de Dois Anos de Idade
 É muito ativa. Pula, anda e corre. Consegue bater palmas e chutar uma bola. É capaz de segurar pequenos objetos, mas não de abotoar suas roupas, fechar um zíper ou atender a outras de suas necessidades básicas. Quando se cansa, fica irritadiça e inquieta.
 Consegue formar frases com duas ou três palavras. Diz “não” com bastante freqüência, mesmo quando não é isso que realmente queira dizer. Seus pensamentos são simples e diretos. Não é capaz de elaborar raciocínios abstratos. Consegue fazer escolhas simples. Gosta de repetição. Não consegue concentrar-se por muito tempo (no máximo dois ou três minutos). É curiosa. Passa de uma atividade para outra. Gosta de brinquedos simples materiais para pintar, livros, histórias curtas e atividades musicais.
 Gosta de brincar sozinha. Está começando a interessar-se por brincar com as outras crianças, mas normalmente prefere brincar perto delas, sem se envolver totalmente. Muitas vezes. Briga por causa de brinquedos. Tem dificuldade para dividir e cooperar. Solicita a intervenção de adultos quando algo que quer está com outra criança.
 É carinhosa e afável. Gosta de sentar-se no colo de adultos e de andar de mãos dadas. Gosta de estar perto da mãe. Lança mão de explosões emocionais para externar seus sentimentos, conseguir o que deseja e mostrar raiva e frustração. O humor muda rapidamente. Gosta de ser independente.
 Gosta de orar. Entende que o Pai Celestial e Jesus Cristo nos amam, mas tem dificuldade para entender a maioria dos conceitos espirituais.


Sugestões para os Pais e Professores
 Utilize atividades de descanso como versinhos acompanhados de mímica e musicas. Use também jogos com saquinhos de feijão e brincadeiras de marchar e saltar. Evite atividades que exijam mais habilidade e coordenação motora, como cortes e colagens.
 As aulas devem ser simples. Ajude a criança a participar. Use atividades repetitivas. Não deixe sozinha; as crianças desta idade podem envolver-se facilmente em situações de perigo. Dê-lhe oportunidade de escolha.
 Crie oportunidades para a criança interagir com as outras, mas não a pressione a fazê-lo. Dê-lhe a opção de participar ou não das atividades. Esteja sempre por perto para dar orientação e apoio de forma calorosa e gentil. Para cessar comportamentos inadequados, chame a atenção da classe para outras coisas.
 Demonstre amor e afeto. Para acabar com condutas indesejáveis, redirecione a atenção da criança. Incentive-a a ser auto-suficiente, mas ofereça apoio quando necessário. Permita que ela se exercite na tomada de decisões.
 Deixe a criança orar. Concentre os conceitos espirituais na família e no amor do Pai Celestial e de Jesus.

A Criança de Três Anos de Idade
 Corre e anda, mas ainda sem muita coordenação motora. Gosta de realizar atividades com as mãos, mas o faz de forma desejada
 A linguagem já está um pouco mais desenvolvida. Gosta de falar e de aprender palavras novas. Não consegue concentrar-se por muito tempo. É curiosa e faz muitas perguntas. Com freqüência, tira conclusões erradas e faz comentários descontextualizados. Tem muita imaginação e gosta de faz-de-conta. Aprecia mímica, histórias e atividades musicais. Não consegue distingui a fantasia da realidade.
 Gosta de trabalhar sozinha. Apesar de apreciar a companhia de amigos, não se envolve muito em brincadeiras que exijam cooperação. Tem dificuldade para dividir suas coisas. Prefere estar perto de adultos, principalmente familiares, pois lhe trazem segurança.
 Anseia por agradar aos adultos, Tem necessidades da aprovação, do amor e dos elogios deles. Recolhe-se quanto sente medo ou ansiedade. Chora facilmente. Mostra-se sensível aos sentimentos alheios. Está começando a desenvolver certa independência. Suas emoções são intensas, mas fugazes.
 Interessa-se por princípios simples do evangelho, como a oração e a obediência. Já tem uma noção maior do Pai Celestial e Jesus Cristo e tem uma fé simples Neles.


Sugestões para os Pais e Professores
 Utilize atividades que dêem à criança a oportunidade de saltitar, pular, andar e curvar-se. Planeje atividades artísticas simples, tais como colar, modelar argila e colorir, e evite as que exijam habilidades mais elaboradas e maior coordenação, como amarrar ou cortar. Esteja preparado para limpar a sujeira que eles fizerem.
 Ensine as idéias de forma simples e claras. Utilize resumos e auxílios visuais para reforçar os conceitos. Estimule perguntas e respostas durante as aulas, mas dê a todos a oportunidade de participar. Use métodos didáticos diversificados com histórias, musicas, discussões, dramatizações, mímicas e jogos simples. Alterne atividades calmas e agitadas.
 Crie oportunidades para que as crianças brinquem entre si. Use atividades que promovam a generosidade, a cooperação e a participação de todos. Desenvolva um relacionamento próximo com a criança e permita-lhe falar sobre sua família freqüentemente.
 Demonstre aprovação e confiança na criança. Evite as criticas. Ressalte o amor que a família e você tem por ela. Ajude-a compreender os sentimentos alheios e a resolver conflitos. Incentive-a a ser auto-suficiente.
 Ensine o evangelho de maneira simples e concreta. Ensine que o Pai Celestial e Jesus Cristo vivem e são bondosos e cheios de amor. Preste testemunho com espontaneidade e singeleza. Ajude a criança a reconhecer a beleza das criações de Deus.



Horário do Berçário

Boas-Vindas
Brincadeiras
: 35 minutos
Reunir as crianças : 10 minutos
Música : 10 minutos
Lanche : 10 minutos
Atividades : 15 minutos
Lição : 10 minutos
Encerramento : 10 minutos


Boas-Vindas

As crianças do berçário não participam do tempo de compartilhar nem da abertura e do encerramento. Á medida em que as crianças entrarem no berçário, cumprimente cada uma pelo nome. Ajude cada criança a sentir que você e o Pai Celestial a amam. As musicas suaves criam um ambiente reverente e acolhedor.


Brincadeiras

Permitir ás crianças brincar livremente com quebra-cabeças, gravuras, livros e brinquedos. Encoraje-as a escolher somente um tipo de objeto de cada vez e coloca-lo no lugar adequado antes de escolher outra coisa para brincar. Não force uma criança a dividir um brinquedo se ela não quiser. Muita criança nessa faixa etária não está emocional ou socialmente pronta para dividir. Fique à disposição das crianças, mas não interfira muito nas brincadeiras. Quando o período de brincadeira terminar, ajude as crianças a guardarem os brinquedos.
Podem-se fazer atividades especificas durante esse período exemplo colorir de acordo com a musica, colagem massa de modelar, brincadeiras e versos com movimentos, etc., mas não se deve exigir que as crianças participem.


Reunir as Crianças

Reúna as crianças para cantarem uma musica e prepararem-se para a oração.
Peça a uma criança que faça a oração. Ensine as crianças a fazerem orações curtas e simples. Ajude-as se necessário. Depois da oração, convide as crianças a conversarem com os professores e entre si informalmente.
Demonstre amor, ternura e respeito com suas palavras e ações. Tenha tato e seja flexível. Converse a respeito das necessidades e interesses das crianças. Alguns dos assuntos adequados para abordar na conversa com as crianças são:
o Experiências recentes na vida das crianças, como um novo bebe em casa ou um passeio com a família.
o O tempo (clima).
o Comentário sobre a natureza.
o Habilidades sociais, como ouvir com atenção, dividir (brinquedos e outras coisas) e boas maneiras.
o Atos gentis
Podem-se usar versinhos acompanhados de gestos e exercícios de alongamento neste período, para ajudar as crianças a vencer a inquietude.

Música


Pose-se utilizar a música durante todo o período do berçário pra criar um ambiente alegre e acolhedor, ensinar a mensagem do evangelho e dar as crianças à oportunidade de mudar de ritmo. As crianças gostam de cantar as mesmas músicas das semanas anteriores. Os lideres e professores do berçário deveriam ter um exemplar de “Musicas para Crianças”. Pode-se pedir a outras pessoas que ajudem com a música no berçário.


Lanche



Programe um período de lanche para atender as necessidades das crianças. O dinheiro do lanche deve sair do orçamento da Primaria. Como todas as semanas as crianças lancham no berçário, os professores devem perguntar aos pais se há algum alimento que não querem que os filhos comam. Antes de servir o lanche, ajude uma criança a fazer a oração para abençoar o alimento.


Lição

As lições do manual Primária 1 são escritas no nível das crianças de três anos, mas muitas atividades nas lições e nas “Atividades Complementares” são adequadas para crianças menores. Cada lição contém também uma seção intitulada “Atividades Adicionais para Crianças Menores”.
As atividades devem ser curtas e variadas porque as crianças dessa faixa etária conseguem se concentrar pouco tempo. As crianças aprendem muito por meio de repetições; portanto, você pode repetir uma atividade durante a aula, ou nas próximas aulas.


Atividades

Escolha atividades como, por exemplo, colorir, brincar com massa de modelar, representar, participar, participar de jogos, etc. que reforcem a mensagem do evangelho, dêem as crianças a oportunidade de dividir as coisas com outras crianças, e de ter experiências em que usem a criatividade. Não se preocupe caso as crianças menores queiram voltar a brincar.


Encerramento

Ajude as crianças a guardarem todos os brinquedos e materiais e, depois, faça uma breve revisão da mensagem do evangelho ensinada na lição. Ajude uma criança a oferecer a oração de encerramento.



Possíveis Problemas no Berçário e suas soluções

Problema Possível solução
Um dos pais lhe diz que a criança não quer ir para o berçário. A criança grita e chora quando o pai tenta sair. Incentive os pais a prepararem a criança para o berçário antecipadamente. Convide um dos pais a ficar com a criança até que esteja calma e tranqüila. Pode ser útil pedir a outros adultos que segurem crianças que estejam chorando, a fim de ajudá-las a sentirem-se mais seguras.
Uma criança parece ter medo de você ou da outras crianças, anda pra lá e pra cá na sala e não quer falar com ninguém. Seja paciente, não pressione a criança, mas dê-lhe tempo para conhecê-la, para familiarizar-se com as demais crianças e com o ambiente. Ocasionalmente, tranqüilize a criança e sugira uma ou duas atividades para ela experimentar. Ajude-a a ter algum tipo de experiência bem-sucedida.
Durante todo o período do berçário, uma das crianças agarra-se a suas pernas ou tenta sentar-se em seu colo. As crianças pequenas precisam de ternura e atenção. Pega-a no colo e conversar com ela por um instante normalmente a satisfará. A seguir, encoraje-a a participar das atividades do berçário.
Durante o período da lição, diversas crianças ficam em pé e andam pela sala antes do término das atividades. Esteja alerta e ciente das necessidades, interesses e capacidade de concentração de cada criança. Observe sinais de tédio ou agitação para poder adequar as atividades aos interesses das crianças. Não force uma criança a participar de qualquer atividade. Se algumas das crianças quiserem brincar com os brinquedos, deixe-as fazê-lo.
Uma das crianças não quer sentar-se em silêncio para escutar e empurrar as crianças próximas. A segunda professora pode direcionar a atenção da criança para a atividade que a primeira esteja dirigindo. Dê algo para a criança segurar, de modo que se envolva ativamente na lição ou atividade.
Várias crianças começam a brigar por causa de um brinquedo. Uma das crianças chuta, bate ou morde as outras para ficar com o brinquedo. As crianças conseguem, ás vezes, resolver as desavenças por si mesmas, mas você deve intervir quando necessário, a fim de evitar que se machuquem ou estraguem os brinquedos ou outros objetos. Sugira ás crianças maneiras de resolverem o problema.
Uma criança começa a brincar de maneira violenta: gira um brinquedo á sua volta, batendo com ele e atirando-o longe. A seguir, corre para outra parte da sala. Tal comportamento precisa ser interrompido. Explique á criança que não pode agir dessa maneira; a seguir, dirija sua atenção para outra atividade.
Uma criança pega um brinquedo após outro da prateleira e recusa-se a guardá-los. Com gentileza, mas com firmeza também, explique novamente o que se espera da criança. Mostre-lhe como guardar os brinquedos e encoraje-a a guardar um brinquedo antes de pegar outro
Uma das crianças começa a fazer manha e chorar. Quando tenta conforta-la, ela lhe diz algo como “Não gosto de você” e afasta-se. É fácil distrair uma criança pequena. Mostre-lhe um brinquedo diferente e sugira que deve ser divertido brincar com ele. Se não funcionar, tente contar uma história ou mostrar-lhe um livro. Enxugar os olhos da criança ás vezes ajuda-a a parar de chorar. Se a criança continuar a chorar, leve-a a um de seus pais.
Uma Criança pergunta: “Quando minha mãe vem me buscar?” Ou “Quando vou embora?”. Tranqüilize a criança dizendo que um de seus pais virá buscá-la. Fale sobre as coisas que ainda vão acontecer antes da hora de ir embora.


Bibliografia:

Primaria 1 – Sou um filho de Deus Berçário e 3 anos de idade;
Manual de Instruções da Igreja – Volume 2;
Ensino, não há maior chamado.