TEMA DA PRIMÁRIA

"Todos os teus filhos serão instruídos pelo Senhor, e a paz de teus filhos será abundante".

(3 Nefi 22;13)

Quem Somos

sábado, 29 de maio de 2010

A Liahona - desde 2001

Você precisa consultar a revista infantil e também as sugestões para o Tempo de Compartilhar em A Liahona?
Clique no título desta postagem e acesse agora A Liahona.

A imagem abaixo foi colocada aqui em "Os Pequeninos, Deixai Vir à Mim" na barra lateral com link para todas as edições de A Liahona desde 2001. É só clicar na imagem e ter acesso às maravilhosas mensagens, sugestões de atividades e recursos que essa revista incrível nos oferece.

domingo, 23 de maio de 2010

O MOMENTO DA MAMÃE - por Fabiane Almeida Bezerra

Sou Fabiane Ap° de Almeida Bezerra, tenho 29 anos. Sou uma mulher realizada em meu casamento e mãe de três filhos. Mirian tem 6 anos, André tem 4 anos e Samuel 1 ano e 8 meses. Tenho procurado aprender a ser uma melhor mãe e tornar meu lar um pedacinho do céu. Amo esse evangelho. Ele me proporciona grande conhecimento e alegria. Há uns dois meses atrás fui inspirada a criar O Momento da Mamãe.Não trabalho fora. Dedico meu tempo para cuidar do lar e da família, mas observo que como dona de casa, passo muito tempo limpando, cozinhando e lavando. Todos os dias fazemos nosso estudo das escrituras ilustrado, mas tinha o desejo de fazer mais, então criei esse momento.
Todos os dias faço algo especial com meus filhos. É tempo deles. Não precisa ser horas, são momentos especias e sei que ficarão guardados no coração de cada um.

Bem, no domingo, fazemos nossa reunião familiar, onde todos tem designações.
Na segunda-feira, assistimos filmes da igreja (meus filhos até já sabem algumas falas decor, hehehe).
Na terça-feira é dia de brincar. (brincamos de tudo, roda, passa anel, passando o carrinho de picolé, descobri cheiro das coisas, etc).
Quarta-feira é um dia especial pois ensino novos hinos da Primária. Meus filhos gostam de cantar e eu também. Sempre tive o desejo de ensiná-los e com esse momento toda semana eles aprendem um novo hino. Daí , todos os dias, antes de nosso estudo das escrituras, cantamos esse mesmo hino até a próxima semana. O divertido é que ensino eles cantando baixinho, grosso, fino,chorando, rindo, como anjo...eles adoram.
Na quinta-feira é dia de contar histórias das sessão infantil e fazer aquelas atividades sugeridas para eles. Eu amo A Liahona e pensava porque só eu leio, se ter partes para as crianças. Então nesse momento, todo semana eles aprendem algo da A Liahona.
Na sexta-feira eles precisam ajudar na limpeza. Muito importante. Eles já enxugam a louça, tiram pó, varrem a casa.
E no sábado eles adoram, que é pic-nic no parque. Levo um toalha e um lanchinho simples. Só quando chove que não vamos, mas já estendi minha toalha no tapete da sala um dia desses...

Amo meus filhos porque eles me ajudam a ser uma pessoa melhor. Recentemente li um livro “Como criar uma Família para o Senhor”. Amei esse livro. Aprendi que devemos proporcionar experiências espirituais para nossos filhos.

Então um dia eu precisava vender uma geladeira. Era bem final de mês e e eu já havia ligado outras vezes para o móveis usado, mas nada de ninguém vir ver. Mas estava precisando de dinheiro naquele dia. Então chamei meus filhos e nos ajoelhamos. Disse que cada um de nós iria orar pedindo para o que o homem dos móveis usados viesse em nossa casa e comprasse nossa geladeira. Todos oramos, eu a Mirian e o André, pedindo a mesma coisa. Liguei novamente para o homem e horas depois ele chegou. Sim e comprou nossa geladeira. Imaginem a alegria que eu e meus filhos sentimos ao ver que o Pai Celestial nos ouviu e respondeu nossa oração. Agradecemos. Até hoje minha filha Mirian fala que funciona. Sim irmãs, funciona. Minha filha aprendeu que se orarmos com fé, Deus nos abençoa. Assim como as mães dos jovens guerreiros de Helamã, precisamos fazer nossos filhos confiarem em Deus, por isso nosso chamado de mãe é tão nobre.

Todos os nossos sacrifícios serão recompensados. Devemos estar com eles e educá-los no caminho da retidão . Essa deve ser nossa prioridade, pois essa é nossa missão divina.


A Irmã Fabiane compartilha conosco essa experiência e também o calendário que fez para O MOMENTO DA MAMÃE. Uma idéia maravilhosa! Imprima e faça você também com o seus pequeninos.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Músicas, muitas Músicas

A partir de agora aqui em "Os Pequeninos, Deixai Vir à Mim" você encontra na barra lateral o link para o site Liahona.Net que oferece muitas músicas para ouvir, baixar, e gravar.
Aproveite, aprenda músicas novas e ensine, grave e use em sua Primária, em suas atividades, na Noite Familiar, etc.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Para a Mãe

O Dia das Mães já passou, mas, "TODOS OS DIAS, É DIA DE HOMENAGEAR AS MÃES". Todos os dias são oportunos para agradecer às mulheres que participam do plano maravilhoso do Pai Celestial, e trazem ao mundo "os pequeninos".

domingo, 2 de maio de 2010

Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba,

Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/08.


O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior.
Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.

· 1º- lugar: Sigmund Freud;

· 2º- lugar: Gustav Jung;

· 3º- lugar: Içami Tiba.

**

1. A educação não pode ser delegada à escola.
Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo.
Não se pode castigar com (onde há) internet, som, tv, etc...

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real.
Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa.


6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança.
Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente .

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora.
E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada.
Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

10. As drogas e a gravidez indesejadas estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer.
E o prazer é inconsequente.

11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual. (??)

12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada.
Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga. A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo' (entre aspas) .

13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho.
Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz.
Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer (alertar), virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele (o pai) se acalmar e aplicar o devido castigo.

15.. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação.
Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.

18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas.
Devem ser tratadas. (palavras dele).

19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas' , e sim uma única vida.
Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança.
Não pode apenas bater cartão.

22. Pais e mães não podem se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa.
O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

25.. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que lhe mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que lhe dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial.
Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.
===============
"A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia!"

Içami Tiba