TEMA DA PRIMÁRIA

"Todos os teus filhos serão instruídos pelo Senhor, e a paz de teus filhos será abundante".

(3 Nefi 22;13)

Quem Somos

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Levando as crianças à Conferência


A Conferência Geral da Igreja, é uma ocasião muito esperada em que recebemos revelação pessoal e podemos sentir mais forte em nosso coração a veracidade do evangelho de nosso Salvados, o Senhor Jesus Cristo. Um evento em que "o Santo Espírito fala ao nosso espírito". Porém, algumas vezes, deixamos de usufruir de todo o banquete espiritual que está a nossa frente porque não nos preparamos e não preparamos nossa família adequadamente.

Já ouvi várias mães dizerem que não assistem as conferências porque suas crianças não deixam. É bem verdade que concentrar-se nos discursos e cuidas dos filhos pequenos ao mesmo tempo é tarefa para heróis e heroínas. Mas, há algumas coisas pequenas que podemos fazer para que as mães, os pais e os pequeninos tenham uma experiência ainda melhor numa sessão de conferência. Gostaria então, de fazer algumas sugestões, aliás, de lembrar algumas dicas, pois são idéias conhecidas de todos, apenas esquecemos de usá-las algumas vezes.

1 - nos dois dias que antecedem a conferência, procuremos estar mais organizados do que o de costume, proporcionando às crianças as horas de sono que necesitam e cuidando para que sua alimentação seja de melhor qualidade, evitando refrigerantes, frituras e excesso de guloseiams, que podem provocar mal estar (incluindo gases que causam dores).
2 - conversar com as crianças repetidas vezes, de forma natural, falando sobre a ocasião da conferência, também é importante. Não importa a idade dos pequeninos, precisam desde muito cedo saber que o profetas e outros servos do Senhor estarão falando especialmente para eles e para seus pais para que possam ser mais e mais felizes.
3 - Alimentar bem as crianças antes de sair de casa. Muitas vezes precisamos alimentar os pequeninos mesmo durante uma reunião. Mas não vamos abusar. Nada de atropelar o relógio e daí dizer que não vai dar tempo de fazerem um lanche e que comem na capela. Os pequeninos precisam fazer uma boa refeição antes, tomar água e usar o banheiro. Tentando assim diminuir os contrtempos com tais necessidades.
4 - Leve pequenos lanches e só ofereça se for necesário. Procure levar biscoitos ou pãezinhos que não esfarelem como uma farofa. E de preferência que não estejam na embalagem original que geralmente são barulhentas, vasilhas plásticas com tampa são ideais. Lembre, a capela não é local para pique-nique, muito menos numa conferência, então, usemos de sabedoria, sem deixarmos os pequeninos passarem fome.
5 - Se sempre ensinamos nossas crianças sobre não deixar lixo no chão e nos bancos da capela, como ensinamos a não fazer isso em casa, elas mesmas não deixarão sujeira se precisarem comer, portando, precisam de supervisão. Se temos filhos que ainda não são adultos não podemos ao final de uma reunião simplesmente levantar e sair, é preciso fazer uma vistoria rigorosa no espaço que usamos.
4 - levar papel e lápis para desenho não é nenhuma novidade, mas vamos fazer o negócio direito. Levar em estojo emborrachado ou de tecido para que evite sons estridentes, apontar todos os lápis antes, levar papel e lápis colorido suficiente para todas as suas crianças e ainda adicionais para alguma outra criança que não é seu filho e que esteja inquieta. Lembrar de dar aos pequeninos a tarefa de desenhar algo relacionado com a conferência, mas seja específico, diga que desenhe o profeta, ou o Salvador, ou o Templo, etc, ou imprima com antcedência desenhos relacionados ao evangelho para que os pequeninos os pinte, aqui mesmo nesse blog há alguns e também existem vários nos outros blogs relacionados na barra lateral. Não espere que uma criança de quatro anos esteja ouvindo o discurso e saiba o que deva desenhar. Também, não cometa a gafe de pedir aos seus cinco filhos que todos desenhem as escrituras por exemplo, isso irá gerar uma competição entre eles, dê temas distintos.
5 - Não leve brinquedos que fazem ruídos. Brinquedos feitos de material rígido são um grande problema, pois não só são barulhentos se a criança os bate contra outra superfície dura como podem causar muitos acidentes. É óbvio que não é necessário falar sobre celulares e outros aparelhos ou brinquedos sonoros. Os brinquedos adequados para esse tipo de situação são os emborrachados, livrinhos que não tenham capa dura, livrinhos de tecido, quebra-cabeças de e.v.a, entre outros. E nunca os hinários da Igreja podem se transformar em brinquedo ou bloco de desenhar, os pequeninos têm toda capacidade de aprender o que pode e o que não pode ser feito com cada objeto desde que sejam ensinados dese bebês.
6 - Se a criança é pequena, é aconselhável levar além de tudo aquilo que toda mãe sabe que ela vai precisar, um pequeno travesseiro, uma mantinha e até um pequeno colchonete ou trocador.
7 - CUIDADO! Muitas vezes são os adultos que são irreverentes. As vezes basta um olhar para nos comunicarmos com uma criança ou jovem, não precisamos fazer um discurso ou chamar a atenção publicamente, achando que estamos cochichando quando na verdado fazemos muito mais barulho do que a criança.

Os pequeninos são a nossa maior dádiva, sua pureza os aproxima do Pai Celestial, eles são a maior bênção que podemos ter. Precisam do nosso amor sempre e retribuem com generosidade. Embora não seja tarefa fácil, podemos estar com eles e desfrutar da conferência. Se formos atenciosos com os detalhes e nos prepararmos, mesmo que não consigamos ouvir cada palavra dita, poderemos sentir o amor do Pai Celestial e Jesus Cristo por nós e fortalecer nosso testemunho, aumentar nossa fé e sermos espiritualmente revigorados junto com nossas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário