TEMA DA PRIMÁRIA

"Todos os teus filhos serão instruídos pelo Senhor, e a paz de teus filhos será abundante".

(3 Nefi 22;13)

Quem Somos

sábado, 15 de agosto de 2009

Tentando ajudar ao responder você

Essa semana recebi o email de uma irmã que é uma de nossas queridas leitoras, e com sua autorização posto aqui parte de suas palavras e das orientações que humildemente lhe passei na esperança de poder ajudá-la. Esses contatos de irmãs tão especiais como ela me dão um sentimento de preocupação com o conteúdo desse blog "Os pequeninos, deixai vir a mim". Oro na esperança de que o Senhor me conceda a inspiração e sabedoria necessários para responder de maneira adequada, e poder dar o apoio esperado, e ser uma amiga útil para todos vocês, queridos amigos, amigas, irmãos e irmãs.

Vamos aos trechos de seu email:

... e sigo o seu blog todos os dias para ver se tem novidades...
Tudo o que vejo eu imprimo e guardo para me ajudar....
Em relação ás designações, tento usar os cadernos para anotar as designações, mas não está dando certo, pois eles esquecem todos os domingos, como você faz?...tem alguma idéia?...
Vi no seu blog, que fez um treinamento, mas não achei o modelo deste treinamento, você tem?...
Esta semana irei fazer um treinamento com as líderes da primária...
Sabe aquele treinamento que deve ficar na história?...
Minha ala está precisando...tem alguma idéia?...
Como você vê tenho muuuitas dúvidas, sim....e estas são só algumas, rsss....



Talvez ela esperasse que eu tivesse algo muito prático ou até pronto para que usasse em seu treinamento, talvez eu até a tenha decepcionado. Porém, foram essas coisas que me vieram rapidamente a mente e que eu lhe escrevi:

- não se preocupe em fazer muitas cobranças, mas em dar amor para as irmãs e motivá-las, acredito que isso funciona mais. Ensine em vez de criticar, e quando não souber responder alguma pergunta, diga que não sabe a resposta mas que vai pesquisar e dará um retorno, e faça isso.


- prepare o ambiente do treinamento com antecedência, chegue cedo, pois só estando no local é que vai perceber o que ainda precisa ser providenciado. Veja quantas mesas você vai precisa. Se for fazer um lanche deixe-o preparado numa mesa ao fundo da sala, assim as irmãs não ficam olhando a comida durante o treinamento e se precisar que uma conselheira acerte os últimos detalhes, ele pode fazer isso lá no fundão da sala sem chamar a atenção de ninguém.
Um lanche é uma demostração de carinho e de que quer ter um momento de confraternização com elas, mas não precisa gastar muito. No treinamento que tivemos em nossa estaca, tinha bolo feito em casa, pão com patês de atum e de cebola, biscoitos e refrigerante, mas se você tiver só um bolo simples e o refrigerente ou suco já está ótimo. O importante estar bem organizado, nada de sacolinhas de mercado e papeis de embrulho ainda sobre a mesa, o capricho demonstra o carinho.

- Prepare a Agenda do Treinamento com a secretária: Liste primeiro tudo o que deve acontecer e verefique se a órdem está adequada. Sugiro que faça uma abertura parecida com a Reunião da Primária, você pode inclusive usar o mesmo formulário.
Se achar que tomará muito tempo, diminua a quantidade de músicas, mas use somente as músicas da Primária, e as que são do programa deste ano. Também, faça com que todas se levantem e digam o tema como as crianças fazem aos domingos. Convide o membro do bispado responsável pela Primária para participar do treinamento dando uma pequena mensagem (2 minutos). Se for possível, convide duas irmãs para fazer os "discursinhos" (3 minutos cada uma), peça que falem sobre assuntos importantes para o treinamento, como "a importância de preparar bem a aula", "fui chamada por Deus", "vamos levar os pequeninos ao Senhor", "eu amo as crianças", "amo os hinos da Primária", etc....

- No treinamento, não precisa fazer exatamente um "tempo de compartilhar", use esse tempo mesmo para treinar, e expressar o que acredita que o Senhor espera de vocês em seus chamados. Mas procure se preparar bem, leia tudo o que for possível sobre a organização com uma caneta marca texto a mão. Não esqueça de sempre usar o pronome na primeira pessoa do plural, ou seja "NÓS", se inclua em tudo, nunca use "vocês". E claro, termine expressando seu amor e gratidão por cada pessoa que trabalha com você, e preste seu testemunho sobre a veracidade do evangelho, a importância da Primária, e especialmente sobre nosso Salvador Jesus Cristo.

- NÃO VAI DAR TEMPO: é óbvio que não vai dar tempo de fazer tudo que você quer, nunca dá, rsrsrs. E não poderá estender o treinamento até a meia-noite, sem nenhuma chance, rsrsrs. Mas não se frustre, não deixe a ansiedade te atrapalhar, coloque ela para dormir e use o seu amor no lugar. Tenho certeza que vai ser ótimo. Por favor me conte depois heim!

- sobre as desiganções para as crianças: o ideal é que a Secretária da Primária tome conta disso. Ela deve reproduzir os convitinhos para que nunca falte, e fazer sempre uma cópía para a mãe da criança. Então a criança recebe a designação e a mãe recebe uma cópia. Muitas crianças deixam de fazer a oração, leitura de escritura, discurso, etc... porque esquecem até de avisar suas mães. Outra coisa que a secretária ou um membro da presidência da Primária deve fazer é telefonar para a mãe da criança alguns dias antes do domingo, na quinta-feira é um bom dia, e NUNCA esqueça de que a mãe ou o pai, ou ambos, podem ser convidados para assistir o discursinho da criança na Primária.

-Uma boa dica: A secretária, ou uma conselheira designada, pode se encarregar de providenciar um caderno onde todos os discursos das crianças durante o ano serão registrados (nome, idade, data ). Tudo pode ser anotado enquanto a criança fala, inclusive se ela usou uma gravura, uma história, uma música, e especialmente as experiências que conta. Pode-se contar inclusive os sentimentos, reações, emoções das crianças e adultos na ocasião do discurso. Essas informações ainda podem ser mais completas falando com a própria criança depois da Primária ou com sua mãe.

Qual o objetivo do caderno? Quando vocês forem organizar o formato da Apresentação da Primária na Reunião Sacramental, terão esse precioso caderno, e já saberão que algumas crianças tiveram uma experiência especial com temas específicos, e que elas podem fazer esses mesmos discursos, assim, o discurso na reunião sacramental não será um problema para elas, sentirão que realmente foram preparadas durante o ano na Primária.

Sei que em cima da hora essas dicas podem ser um problema, mais uma vez digo, não tente fazer tudo, mas faça o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário