TEMA DA PRIMÁRIA

"Todos os teus filhos serão instruídos pelo Senhor, e a paz de teus filhos será abundante".

(3 Nefi 22;13)

Quem Somos

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Pai,

Eu fortalecerei minha família - julho/09



"E não terei desejo de ferir-vos uns aos outros, mas, sim, de viver em paz."
(Mosias 4:13)

A Liahona - junho/2009


Você ainda não leu nem usou os recursos de A Liahona, edição de junho/2009?
Click no título e veja agora mesmo.

domingo, 28 de junho de 2009

Idéias de amor para você oferecer

Ser um professor na Primária é um grande privilégio tanto quanto uma grande responsabilidade. É uma oportunidade maravilhosa e sagrada.
O professor ou professora que tem consciência desse fato não mede esforços para se preparar ao máximo para cada aula, além de se esforçar por ser o melhor exemplo de dignidade, retidão e serviço para as crianças que ensina e ama.
As crianças sentem seu amor e sua dedicação, sabem quando se preparou bem, sentem o seu espírito, você os influencia quer queira ou não. Seu testemunho deve ser prestado a eles com sinceridade e seriedade, ele é um adubo para o testemunho dos pequenos que ainda está florescendo.
Saiba, o tempo que você gasta preparando bem sua aula é um investimento precioso para aquelas pequenas almas e os filhos que eles terão um dia. Já havia pensado nisso?

Hoje, foi interessante ver os "Valorosos" de uma certa ala entusiasmados ao receberem um lápis de cor cada um após estudarem sobre a publicação de Doutrina e Convênios (aula 22), com o propósito de tê-lo sempre junto das escrituras para marcar seus versículos prediletos. O carinho extra foi que os lápis para as meninas eram decorados com personagens que elas adoram, e para os meninos com seus super heróis.

Esse papel de carta também será um belo presente didático para as crianças do CTR ao assistirem a aula 24, que tal imprimir para eles?

Quando sentimos falta de uma criança, logo pensamos em enviar-lhe algo como: (que tal imprimir?)


Mas, será que já pensamos em enviar ou mesmo entregar algo assim para aqueles que estão todos os domingos na primária? Aposto que ganhará sorrisos a mais por isso!



Porém, bem mais importante do que de ter lápis, papéis de carta, cartões, etc.., é ter sempre muito amor para dar aos pequeninos!

Fonte dos cartões: primáriasudonline

Gisele Mirna - (2ª Conselheira - Estaca Pirituba)

Algumas irmãs em nossa estaca (Pirituba) ainda não conhecem muito bem a irmã Gisele. E eu gostaria de falar um poquinho dessa querida.
A Gi é membro da ala Bonilha, casada com o irmão Reginaldo, tem dois filhos na primária, 7 e 9 anos, futuros missionários. Mãe e esposa dedicada, ama o evangelho, e demonstra por palavras e comportamento o quanto confia no Senhor.
Ela simplismente adora crianças,e até comenta que ama criança sapeca. Quem a conhece sabe o quanto é gentil e meiga, parece ter o dom de "acalmar".
Sou muito grata por poder trabalhar com a irmã Gisele.
Eu poderia ficar muito tempo falando sobre a Gi, mas em vez disso, vou colocar na íntegra o seu próprio testemunho, ela o escreveu especialmente para você leitor e leitora de "Os pequeninos, deixai vir a mim".

"Sou grata ao Pai Celestial pela sagrada oportunidade de servir na Sua obra e ter a alegria de conhecer as líderes da primária que, sem dúvida são mulheres extraordinárias, que se dedicam em ensinar, fortalecer e amar os pequeninos filhos do Pai Celestial e desta forma contribuir para que o munda seja muito melhor, com essas crianças lindas que trazem em seus semblantes a luz de Cristo e que são o futuro de nossa nação.
Se queremos realizar aquele nosso sonho juvenil de mudar o mundo, esta é a nossa oportunidade.
Aprendi com as crianças numa reunião sacramental especial da Primária, a prestar meu testemunho usando os dedos de uma mão, e sendo assim, quero prestar o meu testemunho de que sei que Deus vive, que Jesus Cristo é nosso Salvador e é quem dirige Sua Igreja, que Joseph Smith é o profeta da restauração e que deu sua vida por esta obra,e hoje, temos o Presidente Thomas S. Monson como nosso profeta que nos traz luz e conhecimento vindos de Deus para o nosso bem. E este é meu testemunho."

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fé em Deus - convite

Segue modelo de convite para atividade do programa Fé em Deus. É só imprimir.


Fonte: primariasudonline

Partituras Diversas

Agora você encontra na "barra lateral" em PARTITURAS, várias músicas que não são do hinário da primária. Sempre que possível novas partituras serão acrescentadas.
Ah! E se você tiver alguma que não temos aqui, por favor não a guarde só para si, compartilhe conosco, é só avisar através de um comentário em uma postagem deixando seu email.

Obrigada!

Que legal ! Você veio!

Estou muito contente de ver que embora este cantinho "Os Pequeninos,Deixai Vir a Mim" seja algo tão recente, ainda "cheirando a tinta fresca" esteja sendo tão bem frequentado.
Vocês irmãs que servem na Primária da Estaca Pirituba, e irmãs que servem na Primária de outros estados e até outros países; Você amigos de velhos tempos, e vocês que são novos amigos; e vocês pais das nossas crianças maravilhosas.
Você que esteve aqui por acaso, e que ainda não entendeu direito quem somos ou o que fazemos.
É muito bom saber que todos vocês têm passado por aqui.
Sei que esperam muito mais desse blog e que talvez ou até provavelmente ainda não encontraram aqui o que gostariam. Por isso, conto com a parceria de blogs que listei, e especialmente com a sua parceria.
Algumas pessoas incríveis já estão colaborando me fornecendo algum material que pouco a pouco será postado.
Espero que esse blog seja realmente útil, seja inspirador e motivador, e para isso preciso mesmo da sua ajuda e do seu apoio.

Então, Muito Obrigada ! e...
smileys falando


Um grande beijo,

quarta-feira, 24 de junho de 2009

"ARREPENDIMENTO" - Música


Quer uma música sobre "perdão e arrependimento" ?

Click no título desta postagem e imprima a partitura.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Festa Julina Estaca Pirituba - Primária

SUGESTÃO:

Algumas líderes estão ainda procurando uma boa música para prepararem as crianças para a apresentação na festa junina. Os vídeos abaixo contém sugestões. Vejam com calma cada um deles e deixem sua imaginação e criatividade trabalharem. Que tal? Espero que gostem.

Assim que decidirem o que apresentar, por favor, entrem em contato com a Presidência da Primária da Estaca para que mais de uma ala não apresente a mesma música.








object width="425" height="344">

domingo, 21 de junho de 2009

Nada Acontece Por Acaso


Nada acontece por acaso. Se você quer que a Primária de sua ala seja o que o Salvador deseja que seja, precisa realmente fazer a sua parte. Pois, nada acontece por acaso.
O Planejamento é uma parte muito importante, por isso as reuniões de presidência precisam ser freqüentes e não ocasionais. Presidente e conselheiras precisam estar todas preparadas para dirigir a Primária como também para fazer o tempo de compartilhar, dar aulas, etc. As crianças não podem ser prejudicadas em hipótese alguma.
Vamos relembrar algumas coisas preciosas:

- uma das coisas que se faz nas reuniões de presidência, é preparar a agenda para os próximos domingos. Faça cópias do formulário da agenda suficientes para todo o ano, encaderne ( cada líder deve ter a sua), preencham juntas, estejam todas preparadas.

- não monopolize materiais, chave de armários, recursos. O ideal é que todas tenham as devidas cópias.

- se a sua Primária não tem uma secretária, ore e jejue a respeito de um nome e fale com o membro do bispado responsável pela primária. Não fique adiando isso e se sobrecarregando, um boa secretária pode fazer toda a diferença no rendimento de uma liderança.

- as líderes da primária podem e devem orar e jejuar pelos seus chamados e pelas crianças; embora muitas irmãs sejam muito capazes e talentosas, é preciso muito mais que isso para trabalhar com aqueles a quem o Salvador se referia quando disse "deles é o Reino dos Céus".

- ser paciente e amorosa com as crianças mais agitadas pode ser uma tarefa nada fácil, mas é o único meio de conseguir sua atenção. Essas crianças precisam sentir-se muito amadas, e muito importantes, elas gostam de ajudar segurando cartazes, distribuindo materiais, sendo responsáveis por alguma coisa. Nunca desista de uma criança ou "dê graças por ela não ter vindo", pois "dela é o reino dos céus", lembra?
Inclua essa criança na pauta da reunião de presidência e planejem um "tratamento de choque de amor" para ela.

- Acho que não preciso falar, mas eu vou falar: a presidência da Primária deve chegar CEDO para preparar a sala para receber as crianças. Quando elas chegarem deve haver música de prelúdio, uma recpcionista sorridente à porta para cumprimentá-las e lembrá-las de sentarem em reverência murmurando ou cantando o hino enquanto todas chegam. Alguns auxílios visuais já podem estar na sala para prender a atenção das crianças. E as cadeirinhas dos discursantes colocadas a frente da sala, as crianças que farão os discursos chegam e já se sentam lá.

- Enfim, com um bom planejamento, pode-se fazer da sala da Primária um lugar tão agradável para as crianças que elas talvez não queiram estar em outro lugar. Sua Primária é assim? Parabéns!

Nunca esqueça: Nada acontece por acaso.

sábado, 20 de junho de 2009

Músicas 2009

Oooooooiiii,

Ainda estou devendo as músicas no instrumental, mas com VOZ a lista está pronta, é só procurar na barra lateral, estão todas lá.
Vocè pode apenas ouvir, salvar em seu computador ou copiar em CD etc.

Espero que seja útil.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cartazes - Mês de Junho/09

Gostaria de dar uma pequena dica que todos conhecem mas as vezes esquecem. Sempre que possível, cole os cartazes em papel cartão de uma cor bem viva deixando uma borda de uns 4 cm. Isso irá deixá-los mais resistentes e muito mais atraentes. Você também pode usar outro papel grosso (de publicidade, caixas, etc...), espalhe cola líquida sobre toda a superfície com um pincel, aplique um papel decorado, tipo papel de presente, e cole seu cartaz no centro (cuidado para não deixar bolhas), lembrando é claro de deixar a borda de uns 4cm.
Você vai ver que efeito legal de moldura.

É só imprimir:





Fonte: Os cartazes foram tirados do site "Nossa Primária".

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Zé Gotinha ataca outra vez!

Que bom! O Zé Gotinha é amigo das crianças! E os adultos precisam ser também.
A Poliomielite é uma doença muito séria que pode causar a paralisia. No Brasil não há registro de casos de paralisia infantil há 20 anos porquê a vacinação tem sido levada a sério, mas não podemos descuidar.

Dia Nacional de Vacinação
Sábado, 20 de Junho de 2009
(Para crianças de 0 a 5 anos incompletos)

Idéias para o Tempo de Compartilhar

Além das idéias contidas nos dois blogs da barra lateral, recebi o endereço de mais um blog, esse é só TEMPO DE COMPARTILHAR. A irmã Fernanda, de Curitiba, que é a autora, foi muito gentil em entrar em contato comigo, uma graça.
Obrigada Fernanda! Agora todo mundo vai caprichar no Tempo de Compartilhar, afinal, as crianças merecem!
Quer ver o blog dela? Click no título desta postagem e pronto.

Como Criar Um Delinqüente

1. Comece na infância a dar ao seu filho tudo que ele quiser. Assim, quando crescer, ele acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que deseje.

2. Quando ele disser palavrões, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante.

3. Nunca lhe dê qualquer orientação espiritual. Espere até que ele chegue aos 21 anos, e "decida por si mesmo".

4. Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros toda a responsabilidade.

5. Discuta com freqüência na presença dele. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.

6. Dê-lhe todo o dinheiro que ele quiser. Nunca o deixe ganhar seu próprio dinheiro. Por que ele terá que passar pelas mesmas dificuldades que você passou?

7. Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar frustrações prejudiciais.

8. Tome o partido dele contra vizinhos, professores, amigos. ( Afinal todos tem má vontade para com seu filhinho.)

9. Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê essa desculpa: "Nunca consegui dominá-lo."

10. Em ocasiões onde ele estiver reunido com amiguinhos ou com seus irmãos use e abuse das comparações que incitem disputa. Compare seu caráter, sua capacidade intelectual, e seus dotes estéticos; diga em alto e bom tom para que todos possam ouvir, ele inclusive, coisas do tipo: "Meu filho é mais inteligente que os outros, é mais bonito, é mais esperto, é um gênio."

11. Se tiver algum vício, demonstre-o em sua presença todos os dias. Assim ele vai achar tudo isto natural, e com certeza, mais tarde, vai ouvir suas repreensões sobre os males que estas imperfeições podem trazer.

12. Feito tudo isso, prepare-se para uma vida de desgostos. É sem dúvida seu mais que merecido destino!
Fonte: Departamento de Polícia do Texas - EUA (Revisado por Alberto Filho - fevereiro 2008)

(Esse texto foi uma colaboração da minha amiga querida, advogada e membro da Igreja, Irany Timóteo Rodrigues, especialmente para esse blog)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Agora sim, inaugurado o blog

Apesar de algumas postagens já feitas, hoje é a estréia pública de "Os Pequeninos, Deixai Vir a Mim", esse é o primeiro dia em ue está sendo divulgado.
E esperamos que seja útil para pais e líderes das crianças da Primára em vários lugares. Esperamos receber comentários com sugestões e idéias para Primária e também
com testemunhos sobre como essa organização é especial, e como trabalhar com a crianças é edificante.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

TREINAMENTO DAS AUXILIARES DA ESTACA PIRITUBA
Pode ser divertido, você precisa estar lá!


18 de julho de 2009
Presidentes,
Primeira e Segunda Conselheiras,
e Secretárias

domingo, 14 de junho de 2009

Festa Junina da Estaca - 25 de julho/09


Anteriormente havia sido feita uma designação para a Primária de todas as alas da Estaca Pirituba referente a Festa Junina, ou melhor, "Festa Julina", que acontecerá no dia 25 de julho na sede da estaca.

A designação era de que cada ala apresente um número de dança na Festa.
Irmãs e pais, a designação permanece. Aproveitem esse ganho de tempo pela mudança da data da festa e preparem suas crianças, elas vão gostar muito e essa participação vai render anotações em diários, muitas fotos e vídeos e claro, muitos pais babando. Rsrssrsrs...
Usem sua criatividade e talentos, sua alegria e amor, e bom trabalho!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Apresentação na Reunião Sacramental - 2009 - Minha Família Eterna

A Apresentação da Primária na Reunião Sacramental é uma ocasião maravilhosa esperada por todos. Muitos pesquisadores decidem marcar o batismo ao sentirem a influência do Espírito e a santidade das criancinhas nessa reunião especial. Muitas crianças adquirem seus testemunhos ou o fortalecem de maneira indescritível ao participarem desse programa inspirado.
O esboço preparado pela Igreja deve ser usado durante todo o ano pelas líderes da Primária nas alas, servindo de orientação e diretriz para o Tempo de Compartilhar, contém os princípios que devem ser ensinados. Você é uma líder na Primária? Então, este pequeno manual, deve ser o seu amigo inseparável.
Idéias de como desenvolver cada tema durante o Tempo de Compartilhar podem ser obtidas nas revistas da Igreja, no Manual de Noite Familiar e, também há várias sugestões em alguns blogs, na nossa barra lateral você encontra o link de alguns deles. Aproveite!

Click no título para abrir o Esboço para o Tempo de Compartilhar e a Apresentação na Sacramental

Você estava com dúvida? Então veja aqui a data em que a Primária de sua ala fará a Apresentação na Reunião Sacramental:

- 18/10/09 - Ala Mangalot
- 25/10/09 - Ala Pirituba
- 08/11/03 - Ala Vila Bonilha
- 15/11/09 - Ala Freguesia do Ó
- 22/11/09 - Ala Brasilândia
*
Essas datas constam no calendário da Estaca Pirituba para este ano.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Dia de designação


Hoje é feriado, e a presidência da estaca aproveitou para fazer a nossa designação. Nos reunimos as dez horas da manhã acompanhadas de nossos maridos na capela da sede da estaca. Embora estivesse friozinho fomos aquecidas pelo calor humano que havia ali e pelas bênçãos que recebemos do sacerdácio no momento da designação de cada uma. em que os respectivos maridos participaram dando seu apoio e fazendo a ocasião ser algo ainda melhor. Depois tiramos umas fotos juntas e demos uma olhada nesse blog enquanto falávamos sobre diversas coisas importantes que pretendemos compartilhar com vocês aqui.
O dia de hoje significou uma bom começo para nós em nossos chamados na Primária, e sinceramente oramos e esperamos que o Senhor nos abençoe com sabedoria, capacidade e sobretudo com a companhia do Espírito Santo para sermos um instrumento em Suas mãos apesas de nossas imperfeições.
Contamos com o apoio de todas as irmãs que servem na Primária de nossa estaca e, também com o apoio dos pais. É uma honra para nós estar ao lado de todos vocês nessa missão sagrada de cuidar de nossas crianças.

domingo, 7 de junho de 2009

Preste bem atenção

179ª Conferência Geral Anual, Abril de 2009

Margaret S. Lifferth
Primeira Conselheira na Presidência Geral da Primária


RESPEITO E REVERÊNCIA

Devemos (…) cultivar respeito uns pelos outros e reverência por Deus em nosso lar e nas salas de aula.

O último capítulo de João trata de uma conversa especialmente branda entre Pedro e o Cristo ressuscitado. O Salvador pergunta três vezes: “Simão, filho de Jonas, amas-me?” E a cada vez que Pedro afirma seu amor ao Salvador, Jesus diz a ele: “Apascenta os meus cordeiros, (…) Apascenta as minhas ovelhas”.1

No mundo de hoje, há uma grande necessidade de nutrir a alma de nossos jovens e crianças com a “água viva” 2 e o “pão da vida”. 3 Assim como Pedro, também amamos o Senhor. Por isso, os pais e os líderes trabalham diligentemente para instilar em cada coração um testemunho de Jesus Cristo e de Seu evangelho. Ensinamos em nosso lar, no campo missionário, nas capelas e salas de aula de nossa Igreja. Preparamo-nos e convidamos o Espírito para estar conosco; mas para apascentarmos e nutrirmos Seus cordeiros e Suas ovelhas com testemunho e com o Espírito, devemos também cultivar respeito uns pelos outros e reverência por Deus em nosso lar e nas salas de aula.

Hoje, meu apelo é para que pais, professores e líderes trabalhem juntos para ensinar, para servir de exemplo e incentivar os padrões de respeito e reverência que fortalecerão nossos jovens e crianças e convidarão o espírito de adoração a estar em nosso lar e em nossas capelas.

Acredito que nossa habilidade e credibilidade para exemplificar a reverência por Deus são fortalecidas quando demonstramos respeito uns pelos outros. Na sociedade atual, os padrões de decoro, dignidade e cortesia são atacados por todos os lados e em todos os tipos de mídia. Como pais e líderes, nosso exemplo de respeito uns pelos outros é crucial para nossos jovens e crianças, pois eles não assistem somente à mídia, eles assistem a nós! Somos o exemplo que precisamos ser?

Façam a si mesmos estas perguntas: Sou exemplo de respeito em meu lar pela maneira como trato aqueles a quem mais amo? Como me comporto durante um evento esportivo? Se meu filho se desentende com um professor, treinador ou colega, escuto os dois lados da história? Demonstro tanto respeito pela propriedade alheia como pela minha? Como reajo àqueles de quem discordo em assuntos de religião, estilo de vida ou política?

Quando pais e líderes são exemplos e ensinam respeito pelos outros, confirmamos, no coração de nossos filhos, que cada um de nós é verdadeiramente filho ou filha de Deus e que somos irmãos para a eternidade. Vamos-nos concentrar nas coisas que temos em comum — nas qualidades que unem a família de Deus, em vez de nos concentrarmos nas diferenças.

Respeito pelos outros e reverência por Deus são primos muito unidos. Estão enraizados na humildade e no amor. O Presidente David O. McKay disse que a “reverência é o respeito profundo mesclado ao amor”,4 e o Élder L. Tom Perry ensinou que “a reverência emana de nossa admiração e respeito pela Deidade”.5 As crianças aprendem esse conceito, quando cantam este verso de uma música da Primária:

“Reverência é mais que sentar bem quietinho. É pensar com profundo fervor
Nas bênçãos que vêm do meu bom Pai Celeste.
Porque reverência é amor.”6

No entanto, o comportamento reverente não é uma tendência natural para a maioria das crianças. É uma qualidade ensinada pelos pais e líderes por meio de exemplo e ensino. Mas lembrem-se, se a reverência estiver enraizada no amor, seu ensino também estará. A rudeza ao ensinar gera ofensa e mágoa, não reverência. Assim, comecem cedo e tenham expectativas razoáveis. As crianças conseguem aprender a cruzar os bracinhos e preparar-se para orar. Isso pode levar tempo, paciência e perseverança; mas, lembrem-se de que não estamos apenas ensinando as primeiras lições de reverência à criança, mas sim que ela pode sair-se muito bem em suas primeiras tentativas de autodisciplina.

Esse processo de ensinar autodisciplina continua linha sobre linha e preceito sobre preceito. Assim, a criança aprende a ser reverente durante as orações e o sacramento. Ela senta ao lado dos pais durante a reunião. Depois, progride nas lições de autodisciplina e, mais tarde, aprende a jejuar, a obedecer a Palavra de Sabedoria, a fazer boas escolhas no uso da Internet e a guardar a lei da castidade. Cada um de nós cresce tanto em capacidade como em entendimento. Abençoamos nossas crianças e nossos jovens quando lhes damos o exemplo, os ensinamos e incentivamos nesse processo, pois autocontrole não é somente a raiz do respeito próprio: é essencial para convidar o Espírito a ensinar, a confirmar e a testificar.

Lembro-me de um discurso que o Presidente Boyd K. Packer fez em uma conferência, há quase 20 anos, intitulado “A Reverência Convida à Revelação”.7 Essa frase permaneceu em meu coração todos esses anos. Ela me lembra de que devemos criar, em nosso coração, em nosso lar e em nossas reuniões, locais de reverência que convidarão o Espírito a confortar, guiar, ensinar e testificar. Porque, quando o Espírito testifica a cada um de nós que Deus é nosso Pai e que Jesus Cristo é nosso Salvador, é essa revelação que convidará a verdadeira reverência, nascida do amor e do respeito profundo.

Então o que podemos fazer como pais e líderes? Podemos ser exemplos de reverência quando oramos humildemente, usamos um linguajar apropriado ao orar e empregamos os nomes da Trindade de maneira adequada. Podemos cuidar das escrituras com respeito e ensinar com convicção a doutrina nelas contida.

A reverência aumentará quando demonstrarmos o respeito adequado não só pelas Autoridades Gerais, mas também pelo sacerdócio local e pela liderança das auxiliares. Meu presidente de estaca é um amigo querido há mais de 30 anos e, como amigos, chamamo-nos pelo primeiro nome; mas, em público e certamente na Igreja, por ele servir em um chamado da liderança do sacerdócio, faço um esforço consciente para chamá-lo de Presidente Porter. Ensinar aos nossos jovens e crianças que é correto nos dirigirmos a nossos líderes como: presidente, bispo, irmão e irmã, incentiva o respeito e a reverência. Também ensina a verdade de que os líderes são chamados por Deus e receberam responsabilidades sagradas.

Como pais e líderes, devemos dar o exemplo de comportamento reverente em nossas reuniões da Igreja. Nossas capelas têm lugares para diversas atividades, mas aos domingos, elas são locais de adoração. Reunimo-nos para renovar os convênios que vão curar nossa alma. Vamos até lá para aprender a doutrina e fortalecer o testemunho. Os missionários levam pesquisadores. Somente com uma atitude de reverência, o Espírito pode confirmar as verdades do evangelho por meio da palavra de Deus, da música, do testemunho e da oração.

Somos um povo amigável e amamo-nos uns aos outros; mas a reverência aumentará se as conversas ocorrerem no saguão e se a reunião sacramental começar com o prelúdio, não com a primeira oração. Incentivamos a reverência quando levamos para fora da capela uma criança chorando e encontramos outra sala onde podemos continuar ouvindo a reunião, até que o bebê se acalme ou a criança seja confortada. A reverência inclui desligar os celulares, eletrônicos portáteis e computadores de mão. Enviar mensagens de texto ou ler e-mails em uma reunião da Igreja não é apenas irreverente: desvia a atenção e mostra falta de respeito por quem estiver ao nosso redor. Portanto, somos exemplos de reverência quando participamos da reunião, ouvimos os oradores e cantamos juntos os hinos de Sião.

Nossos professores da Primária, Escola Dominical e dos programas para os jovens têm oportunidades específicas de ensinar e dar exemplos de respeito e reverência. Permitam-me dar algumas idéias.

Primeiro, amem seus alunos. Geralmente, a criança que mais perturba é a que precisa mais do seu amor.

Dediquem tempo para explicar o que é reverência e porque é importante. Mostrem uma gravura do Salvador. Definam o comportamento aceitável e, então, sejam amorosos e persistentes não só quando incentivam, mas quando esperam que isso aconteça.

Estejam preparados. Preparem não só o material, mas a si mesmos para ensinar com o Espírito. Muitos problemas com a reverência podem ser resolvidos por meio de uma aula bem preparada na qual os alunos participam.

Falem com os pais de crianças que possuem deficiências para determinar o que se deve esperar delas, porque toda criança merece a chance de progredir.

Utilizem os recursos da ala para ajudar. Geralmente, se há problemas de reverência entre os jovens ou entre as crianças, há problemas de reverência na ala. Levem os problemas para o conselho da ala, no qual os líderes poderão trabalhar juntos para aumentar o respeito e a reverência em todos os níveis.8

Anos atrás, o Presidente Packer prometeu as bênçãos do Senhor àqueles que adorassem em reverência. Certamente essas promessas se aplicam a nossos dias.

“Embora talvez não vejamos uma transformação imediata e miraculosa, tão certo quanto o Senhor vive, haverá uma transformação silenciosa. O poder espiritual na vida de cada membro e na Igreja aumentará. O Senhor derramará Seu Espírito sobre nós mais abundantemente. Ficaremos menos inquietos, menos confusos. Encontraremos respostas reveladas para problemas familiares e pessoais.”9

Acredito nas promessas de um profeta. Sei que tenho um Pai Celestial amoroso e que Seu Filho, Jesus Cristo, é meu Salvador. Oro para que o aumento de nossa reverência reflita nosso amor mais profundo por Eles e aprimore nosso desempenho na tarefa de apascentar Suas ovelhas. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Notas
1. João 21:15–17.
2. Ver João 4:10–14.
3. João 6:48.
4. David O. McKay, Conference Report, abril de 1967, p. 86.
5. L. Tom Perry, “Serve God Acceptably with Reverence and Godly Fear”, Ensign, novembro de 1990, p. 70.
6. “Reverência É Amor”, Músicas para Crianças, p. 12.
7. Ver Boyd K. Packer, “A Reverência Convida à Revelação”, A Liahona, janeiro de 1992, p. 23.
8. Ver Ensino, Não Há Maior Chamado, (1999), pp. 82–87.
9. A Liahona, janeiro de 1992, p. 23.

Agradecimentos

Todos os que estiveram hoje em nossa Conferência de Estaca foram fortalecidos e também corrigidos, isso é algo inegável, e também, maravilhoso não é?

Como foram desobrigadas todas as irmãs que serviam na Sociedade de Socorro e na Primária da estaca e apoiadas as novas líderes dessas organizações, não poderia deixar de mencionar algumas coisas muito importantes:

Primeiro: trabalhar ao lado da irmã Lúcia Olivares foi uma experiência que jamais esquecerei. Essa é "uma mulher de fé, visão, virtude e caridade" que abençoa a minha vida com seu bom exemplo de otimismo, bom ânimo, trabalho, serviço, altruísmo, alegria e com sua preciosa amizade. Só posso agradecer por tê-la conhecido e desejar conseguir imitá-la um pouco que seja.

Segundo: tenho plena consciência do valioso trabalho que a irmã Regiane fez na Primária e que substituí-la é um grande desafio. Sou sua silenciosa admiradora já há algum tempo. Sua ternura no trato com as pessoas, sua serenidade é algo não menos admirável que sua extrema organização com tudo o que faz. Imediatamente após o término da sessão geral simultaneamente nós nos procuramos com nossos olhares e ao nos aproximarmos para trocar um abraço gostosom ela me estendeu uma sacola bem grande que continha todo o material da Primária que possuía. Mais tarde ao retirar tudo aquilo da sacola descobri que havia feito anotações, imprimido emails, relatórios e outras informações que me seriam úteis. Sei que fará um excelente trabalho com as irmãs da Sociedade de Socorro. Tenho muito o que aprender com você querida Regiane.


Terceiro: quando o Pres. Kutomi citou os nomes das irmãs que deveriam receber o apoio de toda a estaca para seus chamados, ao me levantar, olhei para tráz e encontrei o rosto feliz e sorridente da irmã Gisele Mirna, não consegui achar a irmã Marta Janete que estava mais no fundo do salão, mas soube que seu sorriso também estava lá. Mais tarde ao falar com elas, pude confirmar seu entusiasmo e disposição e isso foi muito importante. Sei que tenho duas amigas incríveis que amam o evangelho, caminhando lado a lado comigo nessa nova responsabilidade. Obrigada queridas!

Quarto: desde o término da conferência muitas irmãs e irmãos demonstraram seu carinho e desejo de nos apoiar. Muitos vieram falar conosco, alguns estão fazendo contato, enfim, sabemos que estamos entre amigos, e melhor, entre muito bons amigos. Obrigada a todos pelo carinho.

Quinto: Agradecemos aos líderes do sacerdócio, cujo apoio é tão motivador quanto necessário. Obrigada!