TEMA DA PRIMÁRIA

"Todos os teus filhos serão instruídos pelo Senhor, e a paz de teus filhos será abundante".

(3 Nefi 22;13)

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domingo, 26 de julho de 2009

O Berçário

(clique no título e leia todo o manual Olhai Para Vossas Criancinhas)
Agora que você já procurou saber mais sobre o Berçáro, e se reuniu com as outras líderes da Primária de sua ala conforme combinamos em "O Berçário - Acorda Menina",na postagem de 13 de julho/2009, vamos voltar a falar do Berçário. Vamos rever muitas coisas juntas. Hoje temos aqui um resumo das coisas mais importantes que precisamos saber. Mas em breve vamos tratar mais detalhadamente de vários aspetos do Berçário, trocar idéias e sugestões. Leia toda essa postagem e some a tudo o que vc já sabe.nos envie seus conhecimentos por "comentários", vamos trocar experiências.



O Berçário

Propósito

O propósito do berçário é proporcionar um lugar acolhedor, seguro e organizado onde as crianças pequenas possam desenvolver compreensão e amor pelo Pai Celestial e por Jesus, ter experiências positivas na Igreja e desenvolver a auto-estima. O berçário é a primeira experiência na Igreja onde as crianças pequenas aprendem o evangelho e se relacionam com as outras crianças e com os adultos


Espaço Físico

A sala do berçário deve ser limpa, alegre, convidativa e, se possível, deve ficar perto de um banheiro. A sala pode der dividida em áreas separadas para brincadeiras ( se possível ter um tapete), para leitura e atividades, e para lição. Os brinquedos devem estar sempre limpos, em boas condições e ser seguros. Não deve haver nenhum brinquedo de escalar ou trepar.








Os alunos

As crianças que tenham pelo menos dezoito meses, mas que ainda não tenham feito três anos, podem freqüentar o berçário, se essa for à decisão de seus pais. Pelo menos duas professoras devem ser chamadas para cada classe do berçário. Os Professores devem ser mesmo sexo, a menos que sejam marido e mulher. Ambos os professores devem estar em classe durante todo o período da Primaria.



Características Etárias das Crianças

A Criança de Dezoito Meses de Idade
 Anda, sobe nas coisas, engatinha e corre. Gosta de puxar e empurrar objetos. Tem mais facilidades para desmontar coisas do que para montá-las. Não tem muita coordenação motora. Cansa-se facilmente. Na maioria das vezes, não sabe utilizar o banheiro sozinha.
 Emite muitos sons. Esta começando a desenvolver a linguagem. Usa frases formadas por uma única palavra, principalmente “meu” e “não”. Adquiri conhecimento por meio da visão, da audição, do tato, do olfato e do paladar. Sua capacidade de compreensão e maior do que a de expressão.
 Gosta de brincar com outras crianças, mas normalmente não interage com elas. Tem dificuldade de dividir as suas coisas.
 Chora com facilidade, mas as emoções mudam rapidamente.

Sugestões para os Pais e Professores
 Diversifique as atividades para manter o interesse da criança. Dê-lhe a oportunidade de andar, empurrar e puxar. Utilize atividades que envolvam mímica e música.
 Crie diversas oportunidades para que ela fale e participe. Ensine-as a portar-se com reverência durante as orações. Conte histórias utilizando auxílios visuais. Forneça brinquedos de montar, bolas, quebra-cabeças simples, bonecas e figuras de pessoas e animais.
 Use brinquedos e atividades que permitam à criança brincar sozinha. Ajude-a aprender a dividir suas coisas e a relacionar-se bem com as outras crianças.
 Abrace a criança quando ela estiver triste ou insegura.

A Criança de Dois Anos de Idade
 É muito ativa. Pula, anda e corre. Consegue bater palmas e chutar uma bola. É capaz de segurar pequenos objetos, mas não de abotoar suas roupas, fechar um zíper ou atender a outras de suas necessidades básicas. Quando se cansa, fica irritadiça e inquieta.
 Consegue formar frases com duas ou três palavras. Diz “não” com bastante freqüência, mesmo quando não é isso que realmente queira dizer. Seus pensamentos são simples e diretos. Não é capaz de elaborar raciocínios abstratos. Consegue fazer escolhas simples. Gosta de repetição. Não consegue concentrar-se por muito tempo (no máximo dois ou três minutos). É curiosa. Passa de uma atividade para outra. Gosta de brinquedos simples materiais para pintar, livros, histórias curtas e atividades musicais.
 Gosta de brincar sozinha. Está começando a interessar-se por brincar com as outras crianças, mas normalmente prefere brincar perto delas, sem se envolver totalmente. Muitas vezes. Briga por causa de brinquedos. Tem dificuldade para dividir e cooperar. Solicita a intervenção de adultos quando algo que quer está com outra criança.
 É carinhosa e afável. Gosta de sentar-se no colo de adultos e de andar de mãos dadas. Gosta de estar perto da mãe. Lança mão de explosões emocionais para externar seus sentimentos, conseguir o que deseja e mostrar raiva e frustração. O humor muda rapidamente. Gosta de ser independente.
 Gosta de orar. Entende que o Pai Celestial e Jesus Cristo nos amam, mas tem dificuldade para entender a maioria dos conceitos espirituais.


Sugestões para os Pais e Professores
 Utilize atividades de descanso como versinhos acompanhados de mímica e musicas. Use também jogos com saquinhos de feijão e brincadeiras de marchar e saltar. Evite atividades que exijam mais habilidade e coordenação motora, como cortes e colagens.
 As aulas devem ser simples. Ajude a criança a participar. Use atividades repetitivas. Não deixe sozinha; as crianças desta idade podem envolver-se facilmente em situações de perigo. Dê-lhe oportunidade de escolha.
 Crie oportunidades para a criança interagir com as outras, mas não a pressione a fazê-lo. Dê-lhe a opção de participar ou não das atividades. Esteja sempre por perto para dar orientação e apoio de forma calorosa e gentil. Para cessar comportamentos inadequados, chame a atenção da classe para outras coisas.
 Demonstre amor e afeto. Para acabar com condutas indesejáveis, redirecione a atenção da criança. Incentive-a a ser auto-suficiente, mas ofereça apoio quando necessário. Permita que ela se exercite na tomada de decisões.
 Deixe a criança orar. Concentre os conceitos espirituais na família e no amor do Pai Celestial e de Jesus.

A Criança de Três Anos de Idade
 Corre e anda, mas ainda sem muita coordenação motora. Gosta de realizar atividades com as mãos, mas o faz de forma desejada
 A linguagem já está um pouco mais desenvolvida. Gosta de falar e de aprender palavras novas. Não consegue concentrar-se por muito tempo. É curiosa e faz muitas perguntas. Com freqüência, tira conclusões erradas e faz comentários descontextualizados. Tem muita imaginação e gosta de faz-de-conta. Aprecia mímica, histórias e atividades musicais. Não consegue distingui a fantasia da realidade.
 Gosta de trabalhar sozinha. Apesar de apreciar a companhia de amigos, não se envolve muito em brincadeiras que exijam cooperação. Tem dificuldade para dividir suas coisas. Prefere estar perto de adultos, principalmente familiares, pois lhe trazem segurança.
 Anseia por agradar aos adultos, Tem necessidades da aprovação, do amor e dos elogios deles. Recolhe-se quanto sente medo ou ansiedade. Chora facilmente. Mostra-se sensível aos sentimentos alheios. Está começando a desenvolver certa independência. Suas emoções são intensas, mas fugazes.
 Interessa-se por princípios simples do evangelho, como a oração e a obediência. Já tem uma noção maior do Pai Celestial e Jesus Cristo e tem uma fé simples Neles.


Sugestões para os Pais e Professores
 Utilize atividades que dêem à criança a oportunidade de saltitar, pular, andar e curvar-se. Planeje atividades artísticas simples, tais como colar, modelar argila e colorir, e evite as que exijam habilidades mais elaboradas e maior coordenação, como amarrar ou cortar. Esteja preparado para limpar a sujeira que eles fizerem.
 Ensine as idéias de forma simples e claras. Utilize resumos e auxílios visuais para reforçar os conceitos. Estimule perguntas e respostas durante as aulas, mas dê a todos a oportunidade de participar. Use métodos didáticos diversificados com histórias, musicas, discussões, dramatizações, mímicas e jogos simples. Alterne atividades calmas e agitadas.
 Crie oportunidades para que as crianças brinquem entre si. Use atividades que promovam a generosidade, a cooperação e a participação de todos. Desenvolva um relacionamento próximo com a criança e permita-lhe falar sobre sua família freqüentemente.
 Demonstre aprovação e confiança na criança. Evite as criticas. Ressalte o amor que a família e você tem por ela. Ajude-a compreender os sentimentos alheios e a resolver conflitos. Incentive-a a ser auto-suficiente.
 Ensine o evangelho de maneira simples e concreta. Ensine que o Pai Celestial e Jesus Cristo vivem e são bondosos e cheios de amor. Preste testemunho com espontaneidade e singeleza. Ajude a criança a reconhecer a beleza das criações de Deus.



Horário do Berçário

Boas-Vindas
Brincadeiras
: 35 minutos
Reunir as crianças : 10 minutos
Música : 10 minutos
Lanche : 10 minutos
Atividades : 15 minutos
Lição : 10 minutos
Encerramento : 10 minutos


Boas-Vindas

As crianças do berçário não participam do tempo de compartilhar nem da abertura e do encerramento. Á medida em que as crianças entrarem no berçário, cumprimente cada uma pelo nome. Ajude cada criança a sentir que você e o Pai Celestial a amam. As musicas suaves criam um ambiente reverente e acolhedor.


Brincadeiras

Permitir ás crianças brincar livremente com quebra-cabeças, gravuras, livros e brinquedos. Encoraje-as a escolher somente um tipo de objeto de cada vez e coloca-lo no lugar adequado antes de escolher outra coisa para brincar. Não force uma criança a dividir um brinquedo se ela não quiser. Muita criança nessa faixa etária não está emocional ou socialmente pronta para dividir. Fique à disposição das crianças, mas não interfira muito nas brincadeiras. Quando o período de brincadeira terminar, ajude as crianças a guardarem os brinquedos.
Podem-se fazer atividades especificas durante esse período exemplo colorir de acordo com a musica, colagem massa de modelar, brincadeiras e versos com movimentos, etc., mas não se deve exigir que as crianças participem.


Reunir as Crianças

Reúna as crianças para cantarem uma musica e prepararem-se para a oração.
Peça a uma criança que faça a oração. Ensine as crianças a fazerem orações curtas e simples. Ajude-as se necessário. Depois da oração, convide as crianças a conversarem com os professores e entre si informalmente.
Demonstre amor, ternura e respeito com suas palavras e ações. Tenha tato e seja flexível. Converse a respeito das necessidades e interesses das crianças. Alguns dos assuntos adequados para abordar na conversa com as crianças são:
o Experiências recentes na vida das crianças, como um novo bebe em casa ou um passeio com a família.
o O tempo (clima).
o Comentário sobre a natureza.
o Habilidades sociais, como ouvir com atenção, dividir (brinquedos e outras coisas) e boas maneiras.
o Atos gentis
Podem-se usar versinhos acompanhados de gestos e exercícios de alongamento neste período, para ajudar as crianças a vencer a inquietude.

Música


Pose-se utilizar a música durante todo o período do berçário pra criar um ambiente alegre e acolhedor, ensinar a mensagem do evangelho e dar as crianças à oportunidade de mudar de ritmo. As crianças gostam de cantar as mesmas músicas das semanas anteriores. Os lideres e professores do berçário deveriam ter um exemplar de “Musicas para Crianças”. Pode-se pedir a outras pessoas que ajudem com a música no berçário.


Lanche



Programe um período de lanche para atender as necessidades das crianças. O dinheiro do lanche deve sair do orçamento da Primaria. Como todas as semanas as crianças lancham no berçário, os professores devem perguntar aos pais se há algum alimento que não querem que os filhos comam. Antes de servir o lanche, ajude uma criança a fazer a oração para abençoar o alimento.


Lição

As lições do manual Primária 1 são escritas no nível das crianças de três anos, mas muitas atividades nas lições e nas “Atividades Complementares” são adequadas para crianças menores. Cada lição contém também uma seção intitulada “Atividades Adicionais para Crianças Menores”.
As atividades devem ser curtas e variadas porque as crianças dessa faixa etária conseguem se concentrar pouco tempo. As crianças aprendem muito por meio de repetições; portanto, você pode repetir uma atividade durante a aula, ou nas próximas aulas.


Atividades

Escolha atividades como, por exemplo, colorir, brincar com massa de modelar, representar, participar, participar de jogos, etc. que reforcem a mensagem do evangelho, dêem as crianças a oportunidade de dividir as coisas com outras crianças, e de ter experiências em que usem a criatividade. Não se preocupe caso as crianças menores queiram voltar a brincar.


Encerramento

Ajude as crianças a guardarem todos os brinquedos e materiais e, depois, faça uma breve revisão da mensagem do evangelho ensinada na lição. Ajude uma criança a oferecer a oração de encerramento.



Possíveis Problemas no Berçário e suas soluções

Problema Possível solução
Um dos pais lhe diz que a criança não quer ir para o berçário. A criança grita e chora quando o pai tenta sair. Incentive os pais a prepararem a criança para o berçário antecipadamente. Convide um dos pais a ficar com a criança até que esteja calma e tranqüila. Pode ser útil pedir a outros adultos que segurem crianças que estejam chorando, a fim de ajudá-las a sentirem-se mais seguras.
Uma criança parece ter medo de você ou da outras crianças, anda pra lá e pra cá na sala e não quer falar com ninguém. Seja paciente, não pressione a criança, mas dê-lhe tempo para conhecê-la, para familiarizar-se com as demais crianças e com o ambiente. Ocasionalmente, tranqüilize a criança e sugira uma ou duas atividades para ela experimentar. Ajude-a a ter algum tipo de experiência bem-sucedida.
Durante todo o período do berçário, uma das crianças agarra-se a suas pernas ou tenta sentar-se em seu colo. As crianças pequenas precisam de ternura e atenção. Pega-a no colo e conversar com ela por um instante normalmente a satisfará. A seguir, encoraje-a a participar das atividades do berçário.
Durante o período da lição, diversas crianças ficam em pé e andam pela sala antes do término das atividades. Esteja alerta e ciente das necessidades, interesses e capacidade de concentração de cada criança. Observe sinais de tédio ou agitação para poder adequar as atividades aos interesses das crianças. Não force uma criança a participar de qualquer atividade. Se algumas das crianças quiserem brincar com os brinquedos, deixe-as fazê-lo.
Uma das crianças não quer sentar-se em silêncio para escutar e empurrar as crianças próximas. A segunda professora pode direcionar a atenção da criança para a atividade que a primeira esteja dirigindo. Dê algo para a criança segurar, de modo que se envolva ativamente na lição ou atividade.
Várias crianças começam a brigar por causa de um brinquedo. Uma das crianças chuta, bate ou morde as outras para ficar com o brinquedo. As crianças conseguem, ás vezes, resolver as desavenças por si mesmas, mas você deve intervir quando necessário, a fim de evitar que se machuquem ou estraguem os brinquedos ou outros objetos. Sugira ás crianças maneiras de resolverem o problema.
Uma criança começa a brincar de maneira violenta: gira um brinquedo á sua volta, batendo com ele e atirando-o longe. A seguir, corre para outra parte da sala. Tal comportamento precisa ser interrompido. Explique á criança que não pode agir dessa maneira; a seguir, dirija sua atenção para outra atividade.
Uma criança pega um brinquedo após outro da prateleira e recusa-se a guardá-los. Com gentileza, mas com firmeza também, explique novamente o que se espera da criança. Mostre-lhe como guardar os brinquedos e encoraje-a a guardar um brinquedo antes de pegar outro
Uma das crianças começa a fazer manha e chorar. Quando tenta conforta-la, ela lhe diz algo como “Não gosto de você” e afasta-se. É fácil distrair uma criança pequena. Mostre-lhe um brinquedo diferente e sugira que deve ser divertido brincar com ele. Se não funcionar, tente contar uma história ou mostrar-lhe um livro. Enxugar os olhos da criança ás vezes ajuda-a a parar de chorar. Se a criança continuar a chorar, leve-a a um de seus pais.
Uma Criança pergunta: “Quando minha mãe vem me buscar?” Ou “Quando vou embora?”. Tranqüilize a criança dizendo que um de seus pais virá buscá-la. Fale sobre as coisas que ainda vão acontecer antes da hora de ir embora.


Bibliografia:

Primaria 1 – Sou um filho de Deus Berçário e 3 anos de idade;
Manual de Instruções da Igreja – Volume 2;
Ensino, não há maior chamado.

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